Projeto EAGLE

Apresentação

Quando foi que perdemos o com.passo?

Aonde estão as chaves?

De minha primeira Grande Visão

Revolucionando a Gestão Teconológica

A Metáfora do Elefante

Outras dimensões de uma Equipe Promissora

Em Busca de Equilíbrio e Lucidêz

Cloud Computing

Encarando a nossa realidade

A Informação em Perspectiva

O Projeto EAGLE e os seus Dados

Índice

Outras Dimensões de uma Equipe Promissora

Quando conseguimos reunir uma equipe coesa que se entende, de fato; então podemos “começar” uma “jornada” que, eventualmente, poderá nos conduzir na direção certa; ou seja, uma direção que nos indique um caminho (mais) seguro para o sucesso. Ocorre que quando conseguimos reunir uma boa quantidade de motivação e talento, nos deparamos com outros “desafios”, com os quais temos que lidar. Antes de mais nada, é preciso definir uma série de “equações” que nos permitam definir o nosso domínio.

Para tanto, começamos por isolar (ou definir) algumas variáveis:

  • Conjuntos de equipes de profissionais altamente competentes e motivados (preferencialmente MVP – Most Valuable Professionals), com suas atribuições, locação etc. Dois ou três desenvolvedores, um ou dois testers, analistas de processos, administradores de sistemas, especialistas em base de dados; arquitetos, líderes e/ou gerentes. Temos então 7 (± 2) equipes especializadas, em média.
  • Conjuntos de ofertas tecnológicas e/ou metodológicas correspondentes a cada uma das equipes do item anterior.
  • Conjuntos de combinações dos dois itens anteriores. Um item do conjunto correspondente à equipe de desenvolvimento/codificação, por exemplo, poderia ser .NET 4.0 + C# + WCF 3.5 + IIS 7.5 + TFS 2008 + VS 2010 + …
  • Categorizar os itens segundo sua viabilidade (Possível, Viável, Desejável, Preferível…) em relação ao projeto em questão.
  • O conjunto de normas, procedimentos, políticas, restrições e/ou regulamentações relacionadas a processos de desenvolvimento de recursos de TI adotados pela organização.
  • Podemos utilizar produtos e/ou tecnologias open-source? Se sim, em que circunstâncias etc.? Quais são as políticas de segurança, criptografia etc.?
  • Categorizar cada item segundo a sua obrigatoriedade (MOND — Mandatória, Opcional, Não-aplicável, Desejável) em relação ao projeto em questão.
  • Um conjunto básico de especificações, diretrizes, padrões e requerimentos relacionados a este projeto de desenvolvimento de recursos de TI, em específico.
  • Incluir itens derivados da lista anterior (SLAs, por exemplo) mais custos, prazos, cronogramas, milestones, termos de aceitação etc.
  • Um conjunto classificado (MOND) de “especificações complementares” de projetos de desenvolvimento de recursos de TI (design-patterns, best-practices, guidelines, standards, nomenclatures etc.)
  • E por aí a fora…

O objetivo central aqui é manter a motivação (leia-se, produtividade) das equipes, enquanto desenvolvemos recursos de TI de alto-padrão de qualidade (reusabilidade, escalabilidade, robustez, performance, manutenibilidade etc.) nos limites (receitas, prazos, regulamentações etc.) definidos para este projeto em particular.

No entanto, para tanto é necessário “arregaçar as mangas” e “suar um bocado”. Principalmente em corporações de médio-grande porte, nas quais bens e “valores” de negócio estão fortemente baseados em recursos de TI; infelizmente não existem atalhos. É de fundamental importância a prática consistente e formalizada de levantamento e documentação, apropriada e padronizada, de informações relacionadas a projetos de desenvolvimento (e/ou evolução, manutenção) de recursos de TI (profile). A generalizada e indefinida sensação de frustração e impotência que via de regra diagnosticamos dentro e fora de nossas organizações hoje em dia, quase sempre se originam na negligência deste fundamento.

↑ Topo ↑
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: