Projeto EAGLE

Apresentação

Quando foi que perdemos o com.passo?

Aonde estão as chaves?

De minha primeira Grande Visão

A Informação em Perspectiva

O Projeto EAGLE e os seus Dados

Índice

en“To boldly go where no one has gone before.”

Índice →

Em “Quando foi que perdemos o com.passo?” afirmamos que a fim de nos manter atualizados em relação ao mercado, “é vital que de tempos em tempos revisemos todos os nossos conceitos, mentalidade, conhecimento, posicionamento, postura” etc.

page

Quando foi que perdemos o com.passo? →

Necessitamos de uma metodologia fundamentada em gestão de processos de gerenciamento de ativos corporativos – de governança de processos de definição, desenvolvimento e manutenção de processos de negócio, com seus produtos, serviços, etc.

O projeto EAGLE – Enterprise Asset Governance Lifetime Evolution (Ambiente Lógico para Governança de Ativos Empresariais) nasce (inclusive) de tais reflexões, com uma proposta de “gerenciamento eficaz de processos de negócio – bem como de seus respectivos recursos de software (produtos, serviços etc) – através de uma metodologia fundamentada em processos de gestão de ativos corporativos (governança de processos de definição, desenvolvimento e manutenção de processos, produtos e serviços)”.

page

Aonde estão as chaves? →

Os fatos são sempre simples. Mantenhamo-nos, pois, simples, sempre.

Buscamos uma estratégia que contemple o desenvolvimento gradual e a crescente adoção de um ambiente corporativo que negócios sustentáveis e lucrativos. Dada a patente fragilidade de nossa situação atual, é claro que existem outras iniciativas semelhantes a esta.

O EAGLE, contudo, talvez seja a única solução com o objetivo especifico de integrar, traduzir e coordenar (orquestrar) logicamente todas as atuais ofertas de mercado; em um “corpo comum de conhecimento” [e sabedoria] que contempla, a um só tempo, as dimensões estratégicas e táticas (técnico-operacionais etc) de todo o nosso ambiente de negócios – principalmente no que diz respeito a ativos corporativos, direta ou indiretamente relacionados à área de TI (a princípio).

Partindo desses presupostos, iremos aqui:

  • Investigar em profundidade, e definir suscintamente e com clareza, o panorama geral de nossos atuais ambientes de negócios;
  • Descrever mecanismos, metodologias e padrões geralmente presentes em nossas empresas e corporações; e a partir do resultado obtido até aqui,
  • Apresentar, descrever e detalhar – de forma simples, lógica e objetiva – os caminhos do sucesso, acessíveis a empreendimentos de todos os portes e segmentos – de gigantes corporações multinacionais a micro e pequenas empresas, passando por organizações de médio porte; com ou sem fins lucrativos.

Organização do Material

Para facilitar a abordagem e compreensão do material relacionado ao Projeto EAGLE, optamos por agrupá-lo da seguinte maneira:

  • Em Origens reunimos o resultado de nossos esforços e estudos prévios; bem como rascunhos e esboços extra-oficiais que eventualmente comporão o material oficial do projeto. Aqui serão amazenados ainda textos relativos a justificativas e objetivos principais de nossos esforços, oriundos de criteriosa análise de nossos contextos e equívocos passados, à luz de nossas necessidades atuais e possibilidades concretas.
  • Em Fundamentos lançaremos os principais alicerces teórico-conceituais, princípios e diretrizes de nossa proposta. Consolidamos, aqui, a essência da nossa visão, apresentada na seção anterior; organizando o material coletado; tornando-o oficial e de fácil entendimento, compreensão e adesão.
  • Em Design especificamos, detalhamos e estruturaramos os fundamentos da nossa proposta sob a perspectiva de um modelo integrado e unificado, compatível com nossos reais anseios e necessidades; em relação tanto ao mercado em geral como às nossas corporações em particular. Introduzimos aqui a proposta de adoção de metodologias, plataformas e frameworks que de fato nos capacitem a manifestar, viabilizar e disponibilizar valor e diferenciais realmente sustentáveis. E, finalmente;
  • Em Detalhes estendemos ainda um pouco mais a nossa proposta, a fim de definir os seus conceitos sob uma ótica mais técnico-operacional. Aqui materializamos e formalizamos a nossa proposta, traduzindo-a em recursos e ativos (“entregáveis”) de negócio com alta visibilidade, controle e segurança; e inegociáveis qualidade, credibilidade e confiabilidade.

    Esta seção também reune materiais de apoio como diagramas, templates e especificações, entre outros.

Estamos certos de que ao integrarmos clareza, simplicidade, lógica, bom-senso, sabedoria (experiência) e perspectiva a nossos processos de negócio atuais, poderemos enfim alcançar a meta a que temos todos nos dedicado: a consolidação de um empreendimento a um só tempo sustentável e lucrativo, com benefícios evidentes para todas as pessoas (stakeholders) envolvidos – de usuários-finais a colaboradores internos, passando por patrocinadores, acionistas, fornecedores etc etc.

Aproveite!

page

De minha primeira Grande Visão →

Profissionalizando a área de TI, e alargando os nossos horizontes.

↑ Topo ↑
 

Deixe um comentário